Mentiras e Verdades Sobre Viajar de Avião!

Mentiras e Verdades Sobre Viajar de Avião!

19 Setembro, 2018 0 Por segurodviagem
Spread the love

O avião pode mesmo voar com um único motor?

Sim, pode! É uma engenharia brilhante! Para manter o avião no ar e em constante movimento, as aeronaves comerciais modernas estão equipadas sempre com dois ou mais motores. Se ocorrer uma falha no motor, o outro assume, exercendo mais de força para compensar a falta do outro.

Aves podem derrubar um avião?

Isso depende. Aves grandes podem causar sérios danos e até derrubar um avião. Isto só será possível se a colisão ocorrer no motor ou turbina com força suficiente para causar estragos em paletes, que são hélices de sucção de ar. Partes de animais e hélices podem entrar no motor, fazendo com que a turbina pegue fogo e até pare de funcionar. Mas por isso, existem motores extras.

No entanto, os acidentes com grandes aves não são comuns, uma vez que a turbina pode resistir a colisões com objetos de até 3,6 kg muito difícil de ocorrer em altitudes elevadas, pois as aves não chegam lá.

A porta do avião pode abrir durante o vôo?

Não! Portas só podem ser abertas se a pressão de dentro e de fora do avião forem praticamente a mesma. Logo, é algo impossível durante um voo comercial. Isso só acontece mesmo em filmes de ficção.

Um raio pode derrubar um avião?

Não! Tempestades e relâmpagos não aumentam o risco de um acidente, já que a aeronave está preparada para esse tipo de situação. Se um choque elétrico atingir o avião, o máximo que pode acontecer é danificar o sistema, mas isso não compromete a segurança. Se isso acontecer, logo após a aterrizagem uma inspeção será feita.

O meio do avião é a zona mais segura em caso de queda?

Nem sempre. Com base em dados, a revista Time publicou anos atrás uma pesquisa mostrando uma maior segurança para quem está na parte de trás do avião e nos assentos centrais. Recentemente um acidente com uma aeronave partindo do Brasil em direção à Colômbia, só garantiu a sobrevivência de pessoas sentadas nos últimos assentos. Mas isso não é uma regra e tudo depende das causas, tipo de impacto e circunstâncias do acidente.

O assento se torna uma boia mesmo?

Sim! Muitas pessoas acreditam que os avisos sobre assentos flutuantes, que permitiriam um pouso na água, são nada mais que um recurso para manter os passageiros calmos. Mas, de fato, os assentos são flutuantes e possuem certificação por órgãos competentes, podendo suportar pessoas que pesem muito além de 100 kg.

O telefone celular conectado pode derrubar o avião?

Não! Este é um tema muito debatido no setor aéreo. De acordo com um recente relatório da Agência Europeia para a Segurança da Aviação, dispositivos eletrônicos não representam nenhum risco de segurança. Há ainda um várias empresas, como Emirates, Virgin e British Airways, que oferecem serviços gratuitos de telefonia a bordo.

É possível ser sugado e ficar entalado no vaso sanitário do avião?

Mais ou menos! O barulho da sucção pode até te assustar, mas é pouco provável que a privada sugue você. Para isso, seu corpo teria que fazer um ajuste perfeito nos contornos do vaso sanitário, algo bem difícil de acontecer. Além disso, os sanitários possuem um sistema fechado a vácuo: quando você aciona a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema suga o conteúdo do vaso para o tanque onde os dejetos são armazenados. No entanto, em 2002, uma norte-americana foi sugada pela privada no banheiro de um avião e ficou presa na própria até o final de um vôo entre a Escandinávia e os EUA.

A mesinha das poltronas é realmente o lugar mais sujo do avião?

Sim! Segundo o site Travelmath, aquela mesinha de apoio onde você faz refeições tem oito vezes mais bactérias do que o botão de descarga do banheiro do avião.